shadow

Com o apoio da Petrobras e Petrobras Distribuidora, a Seletiva de Kart Petrobras vem desde 1999 incentivando a modalidade que é o “berço” do automobilismo brasileiro. E, para selecionar os melhores kartistas do país, uma das etapas classificatórias não poderia deixar de acontecer dentro do Brasileiro de Kart. Este ano, a disputa será ainda mais especial. Ela será realizada dentro da 50ª edição do Brasileiro, que acontece entre os dias 21 e 25 no kartódromo do Velopark, em Nova Santa Rita (RS).

Três kartistas, que disputarão a categoria Graduados desta edição histórica, serão selecionados para a final da 17ª Seletiva de Kart Petrobras, que terá 12 pilotos concorrendo em novembro ao maior prêmio do kartismo nacional e à participação em um programa de orientação, que inclui treino com simulador de F-1, teste com equipe de base do automobilismo europeu, participação no Mitsubishi Racing Experience, entre outros.

A programação no Velopark começa na terça-feira (21), com dois treinos oficiais (20 minutos cada), que se repetem na quarta (22). Na quinta (23), será realizada a tomada de tempos e a primeira bateria. Na sexta (24), acontece a segunda bateria e a Pré Final. No sábado (25), a final está agendada para as 10h30.

“O Brasileiro de Kart é um dos maiores campeonatos do mundo, este ano deve reunir cerca de 300 pilotos em suas duas fases, e por onde já passou a maioria dos nossos grandes campeões. Para a Seletiva é uma honra estar dentro do evento, que reúne a elite do nosso kartismo. Temos certeza de que a briga vai ser muito boa por mais estas três vagas”, comenta Binho Carcasci, organizador da Seletiva de Kart Petrobras nestes 17 anos.

No final de junho, em Aldeia da Serra (SP), três pilotos já garantiram suas vagas para a final da Seletiva 2015: o gaúcho Bruno Bertoncello, o carioca Zaiya Fontana e o paulista Gaetano di Mauro. No Brasileiro, ficarão com as vagas os três primeiros colocados na classificação geral da categoria Graduados, que atendam os critérios do regulamento da Seletiva de Kart Petrobras (ter entre 15 e 18 anos e não ter sido campeão da Seletiva no passado).

Confira a programação do Campeonato Brasileiro de Kart / Graduados (segunda fase do evento):

Terça-feira, dia 21
8h23 às 8h43 – 1º Treino
9h32 às 9h52 – 2º Treino

Quarta-feira, dia 22

8h23 às 8h43 – 3º Treino
9h32 às 9h52 – 4º Treino

Quinta-feira, dia 23

8h10 às 8h17- Warm up
9h00 – Início Tomada de Tempos
10h00 – 1ª Bateria

Sexta-feira, dia 24

8h00 às 8h07 – Warm up
9h00 – 2ª Bateria
10h15 – Pré Final

Sábado, dia 25

8h00 às 8h07 – Warm up
10h30 – Final

Seletiva de Kart Petrobras – Criada em 1999, com o patrocínio da Petrobras e Petrobras Distribuidora, a Seletiva é composta por quatro etapas classificatórias em 2015, realizadas dentro dos principais campeonatos regionais do país. Doze pilotos serão selecionados para a grande final, onde competem em condições de igualdade. Participam do torneio kartistas entre 15 e 18 anos. Desde 2012, ex-campeões não podem defender seus títulos. Em média, aproximadamente 110 pilotos tentam a vaga na final da Seletiva por ano e, em 16 anos, quase 200 já estiveram disputando a final.

Considerada uma referência entre os kartistas do Brasil, a Seletiva de Kart Petrobras é reconhecida (desde 2001) como evento oficial da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e da Comissão Nacional de Kart (CNK).

Além da maior premiação em dinheiro do kartismo nacional, a Seletiva de Kart Petrobras contemplará três competidores com a participação em um programa de orientação de pilotos, que inclui um teste com simulador de F-1 na Europa, um teste com uma equipe do automobilismo de base europeu, com a orientação de um coach, acompanhamento físico e psicológico, experiência com carros de turismo no Brasil, palestra sobre marketing e media training. A premiação total – somando todas as ações – chega a 250 mil reais. O campeão receberá 64 mil reais em dinheiro.

Os finalistas disputam o título com chassis fornecidos pela fabricante Bravar.

Classificados 2015 (três de 12 vagas já definidas):

Bruno Bertoncello (RS)
Zaiya Fontana (RJ)
Gaetano Di Mauro (SP)

Confira as demais provas do calendário da 17ª edição da Seletiva de Kart Petrobras:

Fase Classificatória
25 de julho – 2ª etapa (Campeonato Brasileiro de Kart) – Velopark, Nova Santa Rita (RS)
29 de agosto – 3ª etapa (Copa Norte de Kart) – São Luís (MA)
17 de outubro – 4ª etapa (Copa Brasil de Kart) – Vespasiano (MG)

Final

3 e 4 de novembro – Kartódromo Granja Viana – Cotia (SP)
* Sujeito a alterações

Foto: Brasileiro de Kart vai definir mais três finalistas da Seletiva 2015 – (Fábio Oliveira / Radical Motors)

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do KartSP.

Comentários