shadow

Com uma carreira de destaque no kartismo nacional, o piloto Rafael Câmara parte nesta semana para mais uma importante experiência. Com apenas 11 anos, o pernambucano embarca para a Itália para defender a equipe de fábrica italiana Energy Corse, detentora de diversos títulos importantes no kartismo mundial. Câmara vai disputar o WSK Super Master Series, em Adria, na categoria Mini. O evento será válido pela última etapa do campeonato (com um total de quatro etapas) e acontece entre os dias 19 e 22 de maio.

A disputa deve ter mais de 70 kartistas no grid. Para conhecer melhor o traçado e o equipamento, Rafael fez alguns testes no início do mês com a equipe na pista que será sede da etapa e os resultados foram animadores. “Fiz dois dias de testes com a Energy Course no início do mês para conhecer o equipamento que vou usar para disputar a etapa e estou muito animado. Fiquei feliz com possibilidade de correr ao lado deles e numa competição tão forte. O retorno da equipe sobre os testes foi muito bom, então vamos trabalhar para buscar um grande resultado”, comentou o jovem kartista.

Para o manager do piloto, Gastão Fráguas, a oportunidade de disputar a última etapa do WSK Super Master Series é única, ainda mais para um piloto em formação. “Disputar a última etapa do WSK é uma grande oportunidade que surgiu para o Rafael, que é um piloto muito talentoso e de grande potencial. Sem dúvida, será uma experiência muito importante para o desenvolvimento da carreira dele no futuro, tanto dentro quanto fora das pistas, que vai contribuir bastante para a sua evolução como piloto”, avaliou Fráguas, campeão mundial de kart em 1995.

No último sábado (14), Rafael seguiu o seu plano de evolução nas competições nacionais e disputou a 4ª etapa da Copa São Paulo Light de Kart, no kartódromo de Aldeia da Serra, em Barueri (SP), pela Júnior Menor. Nessa categoria, o pernambucano disputa a sua primeira temporada e ainda está na fase de adaptação ao equipamento maior e mais potente. Mesmo assim, o piloto terminou a etapa com a quarta colocação geral.

Na primeira bateria do dia, Rafael largou do quarto lugar e assumiu a ponta na primeira volta, mas acabou se enroscando e perdeu o bico do kart, o que o obrigou a parar nos boxes para a troca. Quando voltou para a pista conseguiu terminar com a 16ª posição. Largando na parte de trás do grid para a segunda bateria, o piloto fez uma ótima corrida de recuperação e conquistou posições até terminar em terceiro. No final, o vencedor da segunda bateria (Matheus Morgato) foi desclassificado por irregularidade técnica e Rafael ganhou mais uma posição.

Confira o resultado das corridas da Copa São Paulo Light e a classificação do campeonato após quatro rodadas:

Corrida 1 (top 5):
1) #53-Enrico de Lucca, 18 voltas em 12min57s629
2) #17-Nicolas Fabris, a 0s122
3) #85-Gabriel Bortoleto, a 2s289
4) #18-Guilherme Figueiredo, a 4s025
5) #95-Bruninho Monte, a 4s121
16) #188-Rafael Câmara, 1 volta

Corrida 2 (top 5):
1) #53-Enrico de Lucca, 18 voltas em 13min02s062
2) #188-Rafael Câmara, a 0s880
3) #17-Nicolas Fabris, a 3s499
4) #71-Gabriel Crepaldi, a 5s064
5) #215-Rafael Dias, a 5s453

Classificação da Copa São Paulo Light (top 5):
1) #53-Enrico de Lucca, 37 pontos
2) #85-Gabriel Bortoleto, 35
3) #17-Nicolas Fabris, 25
4) #95-Bruno Monte, 23
5) #188-Rafael Câmara, 21

Foto: Jackson de Souza

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do KartSP.

Comentários