shadow

A parte da tarde desta terça-feira (14) do primeiro dia de treinos livres da Indy na semana do treino de classificação que define o grid das 500 Milhas de Indianápolis não foi muito voltada para o melhor que dava para fazer em termos de desempenho – algo que os pilotos buscaram logo no começo da sessão matinal. Will Power liderou por quase todo o tempo e fechou mesmo na ponta com o tempo de 39s173.


 


Atrás dele, as mudanças também foram pouquíssimas. O top-6 não mudou durante a uma hora e meia derradeira e ficou com Simon Pagenaud em segundo, Ed Carpenter, líder da manhã, em terceiro, Helio Castroneves em quarto, Colton Herta em quinto e Sébastien Bourdais na sexta colocação. Três carros da Penske – e quatro máquinas empurradas pela Chevrolet – nos quatro primeiros postos.


 


Neste mesmo período, o top-10 sofreu somente uma mudança: a entrada de Zach Veach na sexta colocação, ao passo que Alexander Rossi, Marco Andretti e Ed Jones vieram na sequência. Tony Kanaan ficou no 24º lugar, enquanto Matheus Leist foi 31º. Fernando Alonso terminou ainda mais longe, apenas na 32º colocação. 


Will Power (Foto: Indycar)

Foram apenas duas amarelas no dia: uma para limpar a pista e outra, na hora final, quando Herta rodou na curva dois com a Harding.


 


Os treinos seguem na quarta-feira, 15 de maio.

Confira como foi o TL1 da Indy 500


A segunda parte do primeiro treino livre com todos os pilotos envolvidos começou logo depois das 16h (em Brasília). E os primeiros minutos foram totalmente de simulação de corrida e pouco movimento de pista, com os ponteiros se mantendo os mesmos.


 


Ainda na primeira volta a coisa começou a apertar um pouco. Alexander Rossi achou uma ótima volta para escalar o pelotão e figurar em quinto com a Andretti virando 39s4, 0s1 mais lento que o líder Ed Carpenter. Ed Jones veio junto e se posicionou em sexto, entre Rossi e Spencer Pigot.


 

Normal também que os novatos começassem a se mostrar, depois do programa de orientação. Kyle Kaiser logo pulou para o 13º lugar, com 39s751, muito mais rápido do que fez na sessão exclusiva minutos antes.

É claro que os tempos da manhã, que caíam quase que sequencialmente não iam se repetindo, mas a sessão teve, sim, momentos bem interessantes. Já depois do fim da primeira hora e perto da metade das ações, Felix Rosenqvist e Josef Newgarden cresceram e entraram no top-15.


 


Mas não foi Newgarden a Penske que mais chamou a atenção, não. De uma hora para outra, Carpenter deixou não só a liderança, como também a segunda colocação, com Will Power e Simon Pagenaud atacando juntos. O australiano virou 39s174, enquanto o francês fez 39s181. 


 

E os tempos foram caindo um pouco depois, com Marco Andretti também entrando na parada e se colocando em oitavo, logo atrás do companheiro Rossi. Na metade das três horas complementares do dia, Power, Pagenaud, Carpenter, Castroneves, Herta, Bourdais, Rossi, Andretti, Jones e Pigot formavam o top-10, com Alonso bem discreto em 29º.

Foi justamente quando os tempos foram caindo e a pista enchendo que a direção de prova liberou a tradicional bandeira amarela para limpar a pista e assim ficou por bons minutos.


O retorno das atividades aconteceu com uma hora e 12 minutos para o final do dia e seguiu normalmente até que Herta rodasse na curva dois com pouco mais de 30 minutos no relógio. A última amarela do dia foi mais rápida e durou somente sete minutos, uma vez que o piloto da Harding escapou sem bater. 


 

As simulações eram mais de corrida e menos de velocidade em si, então Power seguia na dianteira e seguia com Pagenaud, Carpenter, Castroneves, Herta e Bourdais no top-6, assim como 60 minutos antes. No top-10, só quem havia mudado era Veach, que entrou com o sétimo tempo e empurrou Rossi, Andretti e Jones para trás, com Pigot caindo para 11º.

Indy, 500 Milhas de Indianápolis, Treino Livre, Dia 1, Resultado Final:









































1

W POWER

Penske Chevrolet

39.173

 

68

2

S PAGENAUD

Penske Chevrolet

39.181

+0.008

81

3

E CARPENTER

Carpenter Chevrolet

39.361

+0.188

105

4

H CASTRONEVES

Penske Chevrolet

39.397

+0.224

67

5

C HERTA

Harding Honda

39.424

+0.251

74

6

S BOURDAIS

Dale Coyne Honda

39.431

+0.258

110

7

Z VEACH

Andretti Honda

39.450

+0.277

109

8

A ROSSI

Andretti Honda

39.463

+0.290

92

9

M ANDRETTI

Andretti Honda

39.473

+0.300

81

10

E JONES

Scuderia Corsa Chevrolet

39.479

+0.306

105

11

S PIGOT

Carpenter Chevrolet

39.502

+0.329

128

12

R HUNTER-REAY

Andretti Honda

39.535

+0.362

80

13

S DIXON

Ganassi Honda

39.573

+0.400

97

14

T SATO

RLL Honda

39.604

+0.431

90

15

J HILDEBRAND

DRR Chevrolet

39.612

+0.439

113

16

S FERRUCCI

Dale Coyne Honda

39.633

+0.460

95

17

J NEWGARDEN

Penske Chevrolet

39.647

+0.474

60

18

F ROSENQVIST

Ganassi Honda

39.677

+0.504

81

19

C DALY

Andretti Honda

39.696

+0.523

99

20

G RAHAL

RLL Honda

39.735

+0.562

90

21

K KAISER

Juncos Chevrolet

39.750

+0.577

10

22

C KIMBALL

Carlin Chevrolet

39.850

+0.677

69

23

J HINCHCLIFFE

SPM Honda

39.911

+0.738

5

24

T KANAAN

Foyt Chevrolet

39.916

+0.743

66

25

J HINCHCLIFFE

SPM Honda

39.958

+0.785

99

26

J HARVEY

Meyer Shank Honda

39.964

+0.791

85

27

M CHILTON

Carlin Chevrolet

40.027

+0.854

76

28

J HINCHCLIFFE

SPM Honda

40.036

+0.863

6

29

M ERICSSON

SPM Honda

40.053

+0.880

83

30

S KARAM

DRR Chevrolet

40.068

+0.895

32

31

M LEIST

Foyt Chevrolet

40.115

+0.942

85

32

F ALONSO

McLaren Chevrolet

40.149

+0.976

50

33

J KING

RLL Honda

40.183

+1.010

42

34

P MANN

Clauson-Marshall Chevrolet

40.194

+1.021

25

35

M CHILTON

Carlin Chevrolet

40.264

+1.091

13

36

J DAVISON

Dale Coyne Honda

40.266

+1.093

30

37

O SERVIÀ

SPM Honda

40.306

+1.125

60

38

B HANLEY

DragonSpeed Chevrolet

40.623

+1.262

14

39

J HINCHCLIFFE

SPM Honda

40.815

+1.418

5


 




 


Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.

Fonte Oficial: Grande Prêmio

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do KartSP.

Comentários

Posts Relacionados