shadow

A ARKA, Associação Regional de Kart Amador, surgiu no final de 2007, quando um grupo de amigos em uma confraternização de empresa decidiu começar a correr de kart, já que nesse pequeno grupo a maioria era fã de automobilismo.

Para surpresa do organizador, Eduardo Gomes, em fevereiro de 2008, todos os que tinham combinado compareceram na data acertada e fizeram a primeira corrida no Kartódromo de Sorocaba, interior de São Paulo. Como já era de se esperar, todos adoraram a experiência de velocidade que tiveram (mesmo sendo em karts de circuito indoor de apenas 5,5 hp) e combinaram de voltar em um ou dois meses para correr novamente. Gomes ficou surpreso, pois 2 meses depois, todos estavam de volta para a outra corrida no mesmo local.

Em fevereiro de 2009, os fundadores Eduardo Gomes, Marcelo Barbo, Daniel Viana e Hudson Brizola organizaram o primeiro campeonato oficial (ainda com o nome temporário de FUKA – Federação Universitária de Kart Amador). O número de competidores não aumentou muito, apenas um integrante a mais, Rafael Gottsfritz, que trabalhava junto com eles e viria a ser uma peça fundamental na organização dos campeonatos seguintes. Nesse ano de 2009, ocorreram seis etapas, cinco em Sorocaba e uma no Kartódromo de Itu, com motores de 13hp.

Em 2010, os organizadores resolveram realizar oito etapas, sendo cinco etapas em Sorocaba e as demais nas cidades de Piracicaba, Itu e Barueri com os karts de 13hp. E, em 2011, foi criada uma comissão de organização, com o incentivo da irmã de Rafael Gottsfritz, Mariana Gottfritz, que ajudou a organização a criar um regimento interno com regulamento oficial, metas de crescimento, cotas de patrocínio, divulgação fora da universidade, já que se tornaria um campeonato aberto e um nome que ajudaria em uma posterior regulamentação junto à Federação de Kart Brasileira. Daí veio o nome ARKA (Associação Regional de Kart Amador).

Entre 2012 e 2013, a ARKA passou por tempos difíceis, perdeu pilotos e alguns organizadores saíram, porém, em 2014, novos membros entraram e atualmente o campeonato conta com sete pilotos.

Campeões

2009 – Campeão: Daniel VIANA – Vice: Marcelo BARBO

2010 – Campeão: Eduardo GOMES – Vice: Rafael GOTTSFRITZ

2011 – Campeão: Eduardo GOMES – Vice: Hamilton LIMA

2012 – Campeão: Alessandro MASSA – Vice: Marcelo BARBO

2013 – Campeão: Alessandro MASSA – Vice: Eduardo GOMES

2014 – Campeão: Henrique MASSA – Vice: Eduardo GOMES

Site do Campeonato

http://arkasorocaba.forumeiros.com/

 

Foto: 2ª Etapa do campeonato 2015

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do KartSP.

Comentários