Segundo a revista inglesa ‘Autosport’, o plano neste momento é que Hong Kong retorne ao calendário em 2021. Marrakech recebeu a FE nos últimos anos e tem toda a estrutura necessária para organizar o evento em poucos meses, por isso foi a cidade escolhida para tapar buraco, assim como Punta del Este em 2017, quando São Paulo cancelou participação.
Mercedes estreia na Fórmula E (Foto: Mercedes/Twitter)
“Depois de uma avaliação cuidadosa e seguindo conversas com acionistas fundamentais, a Fórmula E e os organizadores do evento concordaram de forma mútua que não correriam em Hong Kong na sexta temporada. Todas as partes, incluindo o governo local, segue comprometido a voltar no futuro e com a excelência operacional dos nossos eventos”, afirmou um porta-voz da categoria à revista.
Como já era esperado, a data de 14 de dezembro, que aparecia como sem local definido e seria a segunda etapa do campeonato foi cancelada, ao passo que uma nova data foi confirmada: o eP de Jacarta, na Indonésia, em 6 de junho.
A temporada começa com uma rodada dupla, conforme planejado, em Ad Diriyah, na Arábia Saudita. As provas, entretanto, serão numa sexta-feira e num sábado, dias 22 e 23 de novembro. O domingo, 24, fica reservado para o teste coletivo com pilotos que não fazem parte do grid. Houve a tentativa de realizar provas noturnas por lá e, segundo o site inglês ‘e-racing365’, a FE até organizou um teste de iluminação no Bahrein, mas a conclusão foi que a visibilidade ficaria comprometida e a ideia acabou abandonada.
Há, então, uma distância de quase dois meses para a segunda corrida, o eP de Santiago, em 18 de janeiro. Cidade do México e Marrakech aparecem na sequência, dias 15 e 29 de fevereiro, ao passo que o eP de Sanya acontece em 21 de março. Essa foi mais uma das confirmações, visto que havia um pré-acordo com Sanya, mas no calendário original a prova ainda aparecia como sem sede definida.
Jean-Éric Vergne venceu o eP de Sanya em 2019 (Foto: DS)
Entre o calendário inicialmente proposto e o divulgado hoje, mudanças para evitar conflito de datas com o WEC, que são as mais graves para os pilotos em comum. O primeiro foi solucionado pelo WEC, que mudou a data das 6 Horas de Spa em uma semana e saiu da rota do eP de Seul; depois, ao transferir a data de 14 de dezembro para junho, foi a FE que evitou a batida contra as 8 Horas do Bahrein.
Entretanto, ao manter o eP de Sanya para 25 de abril, garantiu que haverá o conflito com as 6 Horas de Spa, no mesmo fim de semana. Sébastien Buemi, Brendon Hartley e James Calado, todos confirmados na FE, têm contrato com o WEC como prioridade e provavelmente ficarão fora da etapa chinesa.
Ainda há conflito com o DTM. A Fórmula E atrasou as etapas de Berlim e Nova York. Ao transferir o eP alemão de 30 de maio para 21 de junho evitou o casamento de datas com a etapa de São Petersburgo do DTM. Com o eP de Nova York agora em 11 de julho, no entanto, há um conflito com a etapa de Norisring da categoria de turismo.
As duas mudanças foram feitas para acomodar a etapa da Indonésia – fossem mantidas as datas originais, a FE teria que sair de Berlim para Jacarta em uma semana.
DATA | ETAPA | |
1 | 22/11 | AD DIRIYAH – ARÁBIA SAUDITA |
2 | 23/11 | AD DIRIYAH – ARÁBIA SAUDITA |
3 | 18/1 | SANTIAGO – CHILE |
4 | 15/2 | CIDADE DO MÉXICO – MÉXICO |
5 | 29/2 | MARRAKECH – MARROCOS |
6 | 21/3 | SANYA – CHINA |
7 | 4/4 | ROMA – ITÁLIA |
8 | 18/4 | PARIS – FRANÇA |
9 | 3/5 | SEUL – CORÉIA DO SUL |
10 | 6/6 | JACARTA – INDONÉSIA |
11 | 21/6 | BERLIM – ALEMANHA |
12 | 11/7 | NOVA YORK – EUA |
13 | 25/7 | LONDRES – INGLATERRA |
14 | 26/7 | LONDRES – INGLATERRA |
Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo
O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante. Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível. |
Fonte Oficial: Grande Prêmio
Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do KartSP.