shadow

O glamour das corridas de longa duração está de volta às pistas brasileiras. Apenas duas semanas após a tradicional 24 Heures du Mans – que terá largada neste sábado (18/6) na França -, que reúne a nata mundial dos pilotos profissionais, São Paulo vai sediar as 24 Horas Rental Kart Interlagos, no mítico kartódromo da zona sul da capital, com largada a partir das 15 horas de 02 de julho (sábado).

O circuito completo da pista que revelou as primeiras aceleradas de Ayrton Senna deverá reunir mais de 200 pilotos amadores, divididos em 40 equipes compostas de no mínimo quatro e no máximo de 12 participantes com mais de 14 anos de idade. A organização das 24 Horas Rental Kart Interlagos fornecerá às equipes karts com motor 4 tempos de 13 hp, que serão sorteados previamente e devem ser lastreados em 240 quilos para o conjunto kart e piloto.

Esta prova terá algumas novidades jamais utilizadas no templo do kartismo brasileiro. A primeira é o Kart Jocker. Após a largada ficarão à disposição das equipes cinco karts italianos Parolin, equipados com motor de 21 hp. Cada equipe poderá fazer uso desse equipamento uma vez nas primeiras 12 horas de competição e uma vez nas últimas 12 horas de prova, e o momento dessa utilização ficará a critério das equipes e disponibilidade do kart no box. Portanto, a estratégia será extremamente importante.

Outra atração interessante para os competidores e o público – que terá entrada franca para a arquibancada -, é que ao completar 12 horas de competição o sentido do traçado de 1.150 metros será invertido. Será apresentada a bandeira quadriculada verde e amarela, as proteções de pista serão reposicionadas e o grid será montado de acordo com a posição neste momento, mantendo-se a diferença de voltas entre as equipes e será dada uma relargada em fila indiana, para a continuidade da competição.

No momento da relargada após as primeiras 12 horas de prova, caso alguma equipe tenha uma diferença de voltas para o líder da prova maior que 4%, a equipe será beneficiada com voltas extras até essa diferença chegar a 4% das voltas dadas pelo líder.

“Por exemplo, se em 12 horas de prova o líder tiver completado 644 voltas, 4% dessas voltas é 26 voltas. Então, todas as equipes que tiverem uma desvantagem superior a este número de voltas terão esta diferença reduzida para 26 voltas. Isto vai manter uma maior competitividade até o final das 24 horas”, explicou Diógenes Souza, Diretor de Prova.

Além de troféu para os seis primeiros colocados, a equipe vencedora da 24 Horas Rental Kart Interlagos receberá R$ 10 mil em desconto na inscrição da tradicional 500 Milhas KGV Profissional, enquanto a vice-campeã terá 50% de desconto na inscrição das 500 Milhas KGV Rental Kart, premiação válida somente para um grid mínimo de 40 equipes. Também serão contemplados com troféu a equipe que largar da pole position e a primeira colocada nas primeiras 12 horas.

Confira o regulamento da 24 Horas Rental Kart Interlagos no site www.kartodromogranjaviana.com.br/500-milhas-amadoras/24hs.php

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do KartSP.

Comentários